pten

Duas rodas: 2022 arranca a crescer quase 50%

O setor das duas rodas e mobilidade suave atingiu quase 110 milhões de Euros de vendas para o exterior, nos dois primeiros meses de 2022, o que representa um crescimento da ordem dos 50% face ao período homólogo de 2021.

Dois mil e 21 foi, tudo indica, o melhor ano de sempre para o setor Português das duas rodas e mobilidade suave, com um total de 594 milhões de Euros de vendas, mas os indicadores referentes aos dois primeiros meses deste ano, superam as melhores expectativas.

Os dois primeiros meses do ano passado valeram € 73.782.591,00. Comparando os dados de Janeiro e Fevereiro do corrente ano, verificamos um crescimento de 49%, com um total de € 109.933.337,00.

“São números francamente positivos e estamos muito otimistas. Prevíamos que este ano pudéssemos ter um abrandamento (no crescimento), pois em 2021 crescemos qualquer coisa como 39%. No entanto, os números referentes aos dois primeiros meses deste ano, parecem reforçar que o crescimento é uma realidade e, a manter-se esta tendência, iremos continuar a subir e, sobretudo, voltar a crescer percentualmente, face ao ano anterior.” Afirma Gil Nadais, Secretário-Geral da ABIMOTA.

Este crescimento é compreensível graças aos investimentos que estão a ser realizados pelas empresas e pela ABIMOTA, mas também à conjuntura favorável que as duas rodas e mobilidade suave atravessa.

“Sim, a pandemia, a escassez e a consequente subida dos preços dos combustíveis, explicam a aceleração que sentimos. Acho que estes foram os catalisadores. No entanto, os números que estamos a atingir, só acontecem porque em Portugal, desde a década passada, é feito um trabalho e investimentos integrados de todo o setor. Dessa forma, quando as crises aconteceram, já estávamos preparados para responder positivamente.” Refere o Secretário-Geral da ABIMOTA, que realça ainda “a importância que a marca Portugal Bike Value desempenha em todo este plano. O próprio setor está-se a reposicionar, apostando em qualidade e tecnologia de ponta crescendo, desta forma, na cadeia de valor.”


Pub Exn
Pub Cpl3
Pub Iba