pten

Bikinnov: Bike Value Inovation Center

A ABIMOTA, em conjunto com 35 empresas do setor das duas rodas e mobilidade suave assinaram a escritura notarial da Bikinnov – Bike Value Inovation Center – Association, o novo organismo dedicado ao desenvolvimento deste setor.

A Bikinnov – Bike Value Inovation Center – Association, que numa fase inicial estará sediada nas instalações da ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas -, na Borralha, concelho de Águeda, vai gerir o Centro de Interface Tecnológico (CIT), um projeto multifuncional que visa responder às diferentes exigências do setor e que tem como ambição “ser par com o que de melhor existe a nível mundial, no universo das bicicletas em termos de investigação e desenvolvimento, conjugando e desenvolvendo, de forma interna, as capacidades já existentes em Portugal,” referiu Gil Nadais, Secretário Geral da ABIMOTA.

Este centro partilhado de desenvolvimento industrial tem como missão dar as condições ideais às empresas para poderem inovar e desenvolver os seus produtos de forma adequada.

“A aposta passa por produzir bicicletas, mas também componentes da melhor qualidade e, para isso, são necessárias fábricas modernas e competitivas bem como laboratórios que permitam criar, desenvolver e testar as melhores soluções e tecnologias”, adiantou o dirigente da ABIMOTA.

A nova associação que vai propor o seu reconhecimento como Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) já contratualizou a compra de um terreno com cerca de 16.000 m2 para a futura instalação industrial. O projeto prevê um investimento de 20 milhões de euros e a criação de mais de 20 postos de trabalho qualificados, diretos, num período de três anos.

Este projeto integra-se na “Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das 2 Rodas (AM2R)” apresentada ao Governo e que tem em vista a candidatura a fundos a disponibilizar pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A indústria portuguesa do setor das duas rodas e mobilidade suave ganha assim um novo impulso nas áreas de Inovação e Desenvolvimento (I&D) a nível internacional.

Veja ainda: Preço dos combustíveis – adeus aos motores de combustão?

Polisport entre os membros fundadores

O Grupo Polisport, produtor de todo tipo de componentes e acessórios para o setor das duas rodas, tanto bicicletas como motos é líder mundial no fabrico de cadeiras para a mobilidade infantil, é um dos mentores e membros fundadores da Bikinnov – Bike Value Inovation Center – Association.

Para Pedro Araújo, CEO do Grupo Polisport, a assinatura formal deste projeto representa “um dia histórico e que vai ter um papel crucial para o setor das duas rodas e mobilidade suave e para o Grupo Polisport. Todas as empresas do setor trabalham no mercado global, um mercado extremamente competitivo em que todos os ‘players’ se cruzam e em que é cada vez mais importante que as empresas sejam inovadoras e, dessa forma, competitivas.”

Mesmo reconhecendo que este projeto “só peca por tardio, mas estou convencido que num curto espaço tempo vai permitir que não só o Grupo Polisport, mas todas as empresas, possam desenvolver produtos cada vez mais inovadores. Neste aspeto realce-se o papel da ABIMOTA que conseguiu, em tempo recorde e com grande dinâmica, criar este Centro Interface Tecnológico e assim, hoje, foram criadas as bases para o futuro. Estamos a dar passos para uma nova dinâmica, Portugal é líder Europeu na fabricação de bicicletas e hoje demos o salto para o próximo nível”, concluiu o responsável pelo grupo sediado em Carregosa.

Fonte: https://motormag.pt/duas-rodas/bikinnov-bike-value-inovation-center/?fbclid=IwAR0lr1vgNiRLJoJ26AapmZYQOfNxjRgEIXhSHGAJDtcwUDXcalIXYqMmAJk


Pub Exn
Pub Cpl3
Pub Iba