pten

Biciway quer promover o uso da bicicleta respondendo às necessidades dos ciclistas

BICIWAY nasce assim com o aumento do número de utilizadores de bicicleta e a necessidade de transitar para meios de mobilidade mais sustentáveis. Iniciou atividade em 2013 com uma equipa composta por designers, engenheiros e marketeers. Com sede no concelho de Cascais e unidade fabril em Sintra, a empresa exerce a sua atividade no território nacional e em diversos pontos da Europa.

Do leque de produtos que oferecem ao mercado, destacam-se as soluções de segurança para estacionar bicicletas, desde o simples suporte do tipo “Sheffield” aos módulos de estacionamento de duplo nível do tipo “Holandês”, como também os cacifos individuais BICIsafe para parqueamento coberto e seguro de bicicletas.

O foco da BICIWAY está nas necessidades dos ciclistas, por isso, para além de parqueamentos, a empresa desenvolve outras soluções para auxiliar as suas deslocações. As inovadoras oficinas self-service UrbanFIX, com ferramentas e bomba de ar incorporada são um bom exemplo disso, permitindo fazer pequenas reparações e afinações ou por exemplo as estações de lavagem de bicicletas BICIcleaner.

Apesar das entidades públicas e privadas serem o mercado direto da BICIWAY, também os mercados externos representam a cada novo ano maior relevância. Ao nível de segmentos, a empresa atua onde a bicicleta é transversal como a mobilidade urbana, o desporto e o turismo.

Um dos fatores diferenciadores da BICIWAY é, precisamente, o facto de ser uma empresa criada por pessoas que pedalam e, ao mesmo tempo, por continuar a manter o foco na criação de produtos que realmente vão ser utilizados e apreciados pelos utilizadores de bicicleta. Acresce que é a única empresa nacional com capacidade de investigação, desenvolvimento e meios fabris 100% alocados a este nicho de mercado (mobiliário urbano específico para bicicletas e ciclistas).

 

A bicicleta pode ser uma das ferramentas mais poderosas e transformadoras para qualquer cidade inteligente

Tendo por base a premissa que “uma cidade que não considera a bicicleta na sua estratégia para ser uma smart city, não o é de verdade”, a BICIWAY começou a desenvolver há cerca de quatro anos sistemas inteligentes e “off-grid” para dotar os seus parqueamentos de valências inovadoras. Atualmente, possui cacifos individuais e abrigos coletivos para bicicletas que, através de uma APP instalada no smartphone do utilizador, permite reservar e aceder a lugares de parqueamento seguros e de acesso condicionado. Este sistema possui uma plataforma de gestão e manutenção na “nuvem” permitindo ao promotor da rede de parqueamentos uma gestão eficiente e informada dos equipamentos.

Ao nível de projetos, a empresa prevê lançar, ainda este ano, um novo equipamento compacto e seguro, o BICIbox 12, que permitirá estacionar 12 bicicletas (ocupando apenas um lugar de estacionamento auto) em terminais de transportes públicos e que será integrado com o sistema de bilhética metropolitano. Ao adotar equipamentos cicláveis tecnológicos como parte de uma estratégia para tornar as cidades mais inteligentes e conectadas, é possível analisar as informações coletadas nestes equipamentos e tomar decisões mais eficientes de planeamento e priorizar mudanças. Na era da “internet das coisas”, a bicicleta pode ser uma das ferramentas mais poderosas e transformadoras para qualquer cidade inteligente.

Fonte: https://www.ambientemagazine.com/biciway-quer-promover-o-uso-da-bicicleta-respondendo-as-necessidades-dos-ciclistas/


Pub Exn
Pub Cpl3
Pub Iba