pten

Dia 18 de Maio o LEA faz 27 anos

Parabéns Laboratório

Maio é mês de aniversário para o Laboratório de Ensaios da ABIMOTA, que dia 18 comemora 27 anos.

Foi em 18 de Maio de 1994, que o Laboratório foi inaugurado. Desde aí que se afirma como uma instituição de referência ao nível dos ensaios e desenvolvimento, dedicada aos setores da mobilidade suave, mobiliário, ferragens e afins.

Em tempo de aniversário, o laboratório recebeu várias prendas, o que lhe vai permitir continuar o seu caminho de constante aumento de abrangência e qualidade nos serviços prestados. São, por isso, vários os motivos para comemorar, ao soprar as 27 velas!

As novidades em termos de metrologia são:

Datalogger para aquisição de sinal de sensores de Temperatura, que irá permitir a calibração de diversos meios termorregulados, como por exemplo, estufas, fornos de tratamento térmico, linhas de pintura, frigoríficos / arcas, incubadoras e câmaras de nevoeiro salino.

Banhos Calibradores de Bloco Seco, em que podemos calibrar sondas de temperatura e termómetros até 350ºC, tanto no laboratório como nas instalações do cliente.

 Sistema de Aquisição e aplicação de carga de elevada exatidão para calibração de células de carga, equipamento essencial para os sistemas de ensaio usados frequentemente para controlo de qualidade do produto produzido.

Sistema para calibração de transdutores lineares de deslocamento

Laboratório de Superfícies:

Equipamento de ultima geração para medição de espessuras de revestimento, este equipamento possui uma sonda especial para a avaliação adequada da espessura de revestimentos em superfícies curvas, como por exemplo no quadro de uma bicicleta.

Laboratório de Mobilidade:

Banco de Ensaios para realização de ensaios de potência, velocidade máxima e validação dos parâmetros de controlo das bicicletas elétricas.

Com este equipamento o laboratório fica também desde já capacitado para a esperada evolução das cargo-bikes e outras soluções de mobilidade suave.

Equipamento para ensaio de IPX3 / IPX4 e de IKX3 (0,35 J) a IKX4 (1J) – Com recurso a este equipamento, o laboratório capacita-se na área da avaliação dos índices de proteção de produtos.

Nomeadamente para o setor das duas rodas, estes equipamentos vão permitir avaliar a conformidade das bicicletas elétricas quanto ao índice de proteção (requisito normativo)

Carga Eletrónica e Fonte de Alimentação - Estes equipamentos serão usados para ensaios a baterias e sistemas eletrónicos. Com capacidade para provocar condições de consumo e alimentação de energia parametrizáveis, nomeadamente com picos de consumo, potência constante, transitórios e curto-circuitos, permitiram a monitorização e avaliação em tempo real de diversos parâmetros relacionados, como por exemplo, a capacidade de uma bateria, corrente máxima e tempo de descarga.

Equipamento para ensaios de segurança elétrica – Este equipamento permite realizar ensaios de rigidez dielétrica até 7000 V (totalmente parametrizável). Além de dar resposta a um dos requisitos de ensaio das bicicletas elétricas, permite realizar ensaios de segurança a diversos equipamentos, como por exemplo, determinação da resistência de isolamento e corrente de fuga.

Câmara Termográfica – Equipamento usado para a realização de ensaios de avaliação térmica do motor, bateria, cabos elétricos e outros componentes das bicicletas elétricas.

 Este equipamento foi selecionado tendo especial atenção a elevada sensibilidade (0,04ºC) e exatidão (+-2ºC), o que garantirá a sua aplicabilidade e versatilidade.

Permitindo a realização de ensaios de avaliação de comportamento térmico aos mais diversos equipamentos, será também uma mais valia para a área da Eficiência Energética, sendo também utilizada para a realização de Termografias a instalações elétricas.


Pub Exn
Pub Cpl3
Pub Iba