pten

Carbon Team: investe 8,4M€ em Portugal e cria 120 postos de trabalho

A primeira fábrica de quadros de bicicletas em fibra de carbono, fora da Asia, nasce em Portugal.

A indústria portuguesa da mobilidade suave continua a liderar e a aposta nas tecnologias mais recentes é uma realidade. A Carbon Team é um espelho disso mesmo e é fruto do “saber fazer” e do espírito empreendedor de um grupo de investidores em Portugal.

A Triangles, empresa do grupo Rodi, a Miranda e a Ciclo Fapril, juntaram esforços com a alemã Bike Ahead Composites e a Art Collection de Taiwan, com o objetivo principal de suprir as necessidades que o mercado Europeu sente, em termos de quadros de bicicletas em carbono.

O investimento inicial para o projeto Carbon Team foi de 8,4 milhões de euros. A construção da fábrica, um pavilhão de 9.000 metros quadrados, arrancou no quarto trimestre de 2019 e foi concluído no fim do ano passado. A empresa está sedeada em Campia, no concelho de Vouzela.

A fábrica gera 120 postos de trabalho diretos e graças a um alto nível de integração tecnológica e automação, prevê-se que até 2024 tenha capacidade de produzir 25 mil quadros de carbono por ano. Nos planos da marca existe já a possibilidade de, no medio prazo, aumentar a área de produção em mais sete mil metros quadrados.

A qualidade e segurança, estão também na primeira linha das preocupações da Carbon Team, que assegurou já as certificações de acordo com as normas ISO 14001 e ISO 9001.

“Quando, no seio da ABIMOTA, lançamos o programa Portugal Bike Value o objetivo principal era reposicionar o mercado nacional das duas rodas, projetá-lo no estrangeiro e captar novos investimentos para Portugal. Vermos nascer um projeto como este é, antes da mais, motivo de orgulho para a ABIMOTA e para todo o setor da mobilidade suave portuguesa, que vê o seu trabalho e a qualidade da nossa indústria e serem reconhecidos.” Afirma Gil Nadais, Secretário-Geral da ABIMOTA.

Ainda segundo o dirigente da associação que rege o setor em Portugal, “cumprimos os objetivos do Portugal Bike Value e contribuímos também para um ambiente mais saudável, pois ao acolhermos esta fábrica, estamos a criar cadeias de distribuição mais curtas e dessa forma a reduzirmos drasticamente a pegada ambiental do produto.”

O futuro é de otimismo. A Carbon Team vem preencher uma importante lacuna na cadeia de abastecimento na Europa, tornando-se, certamente, um ator chave para a indústria na área do fornecimento de peças de fibra de carbono para bicicletas.


Pub Exn
Pub Cpl3
Pub Iba