pten

Segurança de desportistas

O ski e snowboard são classificados como desportos perigosos e nenhum esquiador está isento de quedas cujos fatores são distintos, desde velocidade, obstáculos, gelo, presença de outros esquiadores, etc.

  Em resultado dos perigos eminentes, o capacete é uma peça de equipamento fundamental, embora não seja obrigatório, o capacete é indispensável para a prática de ski e de snowboard, permitindo, adultos e crianças enfrentarem as descidas com segurança e evitar em mais de 30% as lesões no crânio e traumatismos associados a os embates ou quedas.

  Os capacetes protegem absorvendo o a energia de impacto ou embate e o risco de penetração de um objeto contra o capacete.

  A estrutura do capacete pode ser danificada ao absorver esta energia e qualquer capacete que sofre um golpe severo deve ser substituído mesmo que o dano não seja aparente.

  Para atingir o desempenho de que é capaz e para garantir a estabilidade na cabeça, um capacete deve ser tão o mais próximo possível, consistente com o conforto. Em uso normal o capacete deve estar bem preso com a sinta no queixo sob uma tensão adequada e possuir uma boa ventilação e audição.

  Em conclusão do uso cada vez mais massificado dos capacetes para a prática de ski e snowboard foram implementadas normas nas quais a EN 1077:2007

  Abimota possui um laboratório específico para a realização de todos ensaios de capacetes segundo a Norma EN 1077:2007, esta Norma Europeia é aplicável aos requisitos de desempenho e testes para duas classes de capacetes para esquiadores alpinos, snowboarders e grupos semelhantes, incluindo crianças e participantes em competições. o padrão compreende duas classes diferentes de proteção, classe A e classe B. Os requisitos e os métodos de teste correspondentes, quando apropriado, são os seguintes:

- Construção incluindo campo de visão;
- Propriedades de absorção de choque;
- Resistência à penetração
- Propriedades do sistema de retenção;
- Marcação e informação.

Ensaio de impacto

ensaio de impacto

Ensaio de penetração

ensaio de penetracao


Pub Exn
Pub Cpl3
Pub Iba